Varizes são veias dilatadas e danificadas que normalmente são localizadas na parte superficial da pele, devido ao acúmulo de sangue. Geralmente, elas surgem nas pernas e nos pés, causando sensação de peso, desconforto e dor.

Diferentemente do que algumas pessoas pensam e apesar das mulheres estarem mais propensas a sofrer desse problema, homens também podem aparecer com varizes.

CAUSAS:

As varizes ocorrem quando as válvulas das veias não funcionam adequadamente. Essas válvulas têm a função de evitar que circulação sanguínea retorne pela ação da gravidade.

As varizes surgem, principalmente, devido à genética e ao histórico familiar do indivíduo. Porém outros fatores também podem ser apontados como causas, por exemplo:

• Vida sedentária;
  • Sobrepeso;
  • Uso de hormônios;
  • Muito tempo de pé ou sentado;
  • Passado de trombose venosa profunda;
  • Idade avançada.

Mas há fatores que ajudam a piorar a condição das varizes, como o clima excessivamente quente, que dilata ainda mais as veias devido ao calor.

No caso das mulheres, as varizes podem aparecer com mais facilidade devido a fatores hormonais, principalmente durante a gestação e no período menstrual.

SINTOMAS:

As veias tortuosas e azuladas em si já são os sintomas mais básicos das varizes, porém é possível citar outros que podem ou não aparecer:

• Inchaço, principalmente na área dos pés e tornozelos;
  • Dor, quentura e sensação de peso nas pernas;
  • Coceira na pele.

Existem sintomas que são mais graves e normalmente aparecem quando as varizes já estão em um estado mais avançado:

• Mudança na cor da pele ao redor da área prejudicada;
  • Pele seca ou esticada;
  • Acúmulo de líquido na perna.

PREVENÇÃO:

A maioria dos casos de varizes pode ser prevenida com medidas simples diárias, por exemplo:

• Atividades físicas;
  • Evitar usar roupas muito apertadas;
  • Emagrecer, se houver sobrepeso;
  • Tentar evitar longos períodos em pé ou sentado(a);
  • Compressas de água quente ou meias de compressão.

Porém, se ainda assim persistirem os sintomas, é indicado realizar tratamento por escleroterapia ou cirurgia.

TRATAMENTO E CIRURGIA:

No caso da cirurgia, esta pode ser realizada de forma convencional, por radiofrequência, laser, espuma eco guiada ou apenas uma mini cirurgia com anestesia local. Tudo isso depende do estado das varizes, por isso é bom tratar assim que identificá-las.

ESCLEROTERAPIA:

O tratamento mais comum é realizado com a técnica de escleroterapia de varizes, que consiste em injetar substâncias esclerosantes dentro das veias para estimular sua cicatrização.

Quando a substância entra na veia, esta se contrai e fecha, onde o próprio corpo absorve a veia inutilizada e direciona o sangue para as veias saudáveis. A escleroterapia também impede que outras varizes apareçam no mesmo local. A anestesia não é necessária.

O procedimento da escleroterapia dura cerca de 1 hora e pode ser realizado com laser, espuma ou glicose. O número de aplicações depende da gravidade e quantidade de veias a serem tratadas. O procedimento é simples, rápido e pode ser feito em consultório médico. Em varizes pequenas, os resultados costumam aparecer a partir da terceira semana. Nas grandes, podem levar um pouco mais de tempo.

Após o tratamento, alguns cuidados temporários são necessários:

• Usar meia de compressão;
  • Evitar exercícios físicos;
  • Não se expor excessivamente ao sol.

A escleroterapia é um tratamento muito eficiente, pois não requer anestesia e o paciente pode voltar a sua rotina cotidiana logo após as sessões.